Exposição/Mostra dos Projetos Residentes do HCM + Exposição "Olhares sobre a Mouraria: Pessoas e Espaços, entre Memória e Futuro"

De 23 maio a 20 junho
Exposição/Mostra dos Projetos Residentes do HCM

Podemos ver a vertente mais criativa e inovadora dos projetos incubados no Hub Criativo da Mouraria dando uma perspetiva exploratória do universo de cada um.
Organização: HCM

De 23 maio a 20 junho
Olhares sobre a Mouraria: Pessoas e Espaços, entre Memória e Futuro

“Olhares sobre a Mouraria” é uma exposição que apresenta os resultados do programa formativo interdisciplinar Erasmus+ BIP Miradas sobre la Ciudad (OLHARES SOBRE A CIDADE ESTUDO E AÇÃO INTERDISCIPLINAR NOS CENTROS HISTÓRICOS) realizado no território da Mouraria, em 2024. Durante duas semanas, estudantes e docentes de várias áreas disciplinares — como antropologia, arquitetura, arqueologia, urbanismo e geografia — e de diferentes nacionalidades, reuniram-se no bairro histórico da Mouraria para analisar e propor respostas aos desafios urbanos contemporâneos.
Partindo de uma metodologia colaborativa e centrada na experiência de campo, os participantes desenvolveram diagnósticos integrados e ações propositivas em locais-chave do bairro, sendo selecionados 5 largos para estudo e ação. ‘Vida de Largo’ foi o mote para que as equipas apresentassem a evolução do seu olhar sobre um espaço específico da Mouraria, simultaneamente olhando para o passado e as camadas invisíveis e imateriais da história, para os desafios e oportunidades do presente, e apresentando uma visão de futuro sustentável, adequado às comunidades que os vivem. A exposição mostra os processos e os resultados dessa intervenção, abordando temas como a gentrificação, a crise habitacional, a diversidade cultural, o turismo, o património, a marginalidade e a reabilitação urbana.
Valorizando a voz da comunidade e os usos do território, e transmitindo-os através das vozes jovens, internacionais e interdisciplinares dos alunos participantes, esta mostra propõe uma reflexão sobre o papel da cidade como espaço de convivência, de conflito e de construção coletiva. Mais do que soluções fechadas, são aqui apresentadas visões críticas, criativas e diversas, que procuram contribuir para uma Mouraria que se transforma, mas não se perde.
Organização: FCSH